Caramelos Crudívoros com Cobertura de Chocolate

Isso é MUITOOOO bom!!! Quase comi o caramelo antes mesmo de ficar pronto porque estava irresistível. Vai matar toda a sua vontade de comer um docinho e você não vai se arrepender de tão bom que é, além de ser uma opção muito saudável. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus

IMPORTANTE: Como a cobertura é baseada em óleo de coco, esses caramelos NÃO servem para você carregar na bolsa porque vão derreter! Eles precisam ser mantidos no freezer. Se preferir, você pode usar uma cobertura feita de barra de chocolate amargo ou outro vegano de sua preferência (mas aí não será mais um docinho crudívoro) para poder carregar sem fazer um grande estrago...




INGREDIENTES PARA O CARAMELO

  • 10 tâmaras gigantes tipo Medjool cerca de 13-15 tâmaras normais (tudo sem caroço e bem macias/amolecidas em água quente se precisar)
  • 1 e ½ colher de chá de extrato de baunilha
  • ½ colher de chá de sal fininho
  • 1 colher de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de pasta/manteiga de amêndoa pura (ou de outra oleaginosa, como castanha-de-caju, semente de girassol – não recomendo pasta de amendoim porque puxa muito no sabor)
  • 10 gotas de estévia (opcional, eu não usei)*

*Não uso estévia no momento, tenho preferido adoçantes naturais. Aliás, eu não precisei adicionar nenhum, achei já doce suficiente. Prove e, se achar que precisa ficar mais doce, misture o que você preferir: maple syrup, açúcar de coco...



INGREDIENTES PARA A COBERTURA DE CHOCOLATE

  • ½ xícara de óleo de coco
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó puro
  • 1/8 de xícara de maple syrup (ou outro líquido natural adoçante, como xarope de ágave, de arroz ou de coco)


COMO FAZER:


1 - Coloque todos os ingredientes do caramelo em um processador e bata até virar uma pasta lisa.

2 - Despeje a pasta em uma tigela, cubra com plástico e coloque no congelador por 2-3 horas.

3 - Se for fazer a cobertura crudívora: coloque todos os ingredientes no processador e bata até virar uma mistura lisa. / Se for fazer a cobertura com chocolate amargo/vegano: derreta o chocolate em banho-maria.

4 - Remova a pasta de caramelo do freezer. Use uma colher para dosar e com as mãos fazer bolinhas. Coloque as bolinhas em uma plataforma/mesa forrada e cubra com a cobertura (faz bastante sujeira geralmente!). Procure cobrir as bolinhas por todos os lados.

5 - Coloque no freezer por alguns minutos até que endureçam.



DICAS

Para a versão crudívora: guarde no freezer até a hora de consumir.
Versão com barra de chocolate: melhor deixar na geladeira para que durem mais (principalmente se estiver um dia muito quente), mas ela aguentarão ser colocadas em um Tupperware e carregadas para o trabalho, por exemplo.

Receita original em inglês do site Damy Health: Veja aqui.

O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. Respostas
    1. Oi Bella, tudo bem?

      Seja bem vinda e muito obrigada pelo carinho de escrever. Fico feliz que gostaste da receita. Se fizer me conta como ficou. Um grande abraço e obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis