Pão 100% Integral com Gergelim

Eu peguei jeito para fazer os meus próprios pães e agora praticamente só vivo deles. A vantagem de fazer em casa é saber exatamente o que ele contém e poder inclusive experimentar um 100% integral, algo que a gente não encontra nos mercados. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 
Por Bárbara Mäkel, Barbarelismus


INGREDIENTES

  • 500g de farinha de trigo integral
  • ½ colher de chá de sal
  • ½ colher de chá de açúcar de coco (ou outro)
  • 1 ½ colher de chá de fermento biológico para pão 
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 300 ml de água morna
  • Gergelim para salpicar (opcional)



COMO FAZER:


1 - Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos. Reserve.

2 - Em uma tigela pequena, misture o óleo e a água. Faça um buraco no meio dos ingredientes secos e despeje lentamente a mistura do óleo no meio. Misture tudo então até que não esteja mais uma massa pegajosa.

3 - Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e trabalhe a massa por cerca de 10 minutos, até que ela fique elástica e lisa.

4 - Enrole a massa em um oval grande e deixe que cresça/descanse em uma bandeja levemente untada coberta por plástico filme. Deixe em algum lugar com temperatura ambiente mais aquecido e aguarde até que a massa dobre de tamanho.

5 - Pré-aqueça o forno a 230°C. Opcional: borrife um pouco de água em cima do pão e espalhe gergelim por cima.

6 - Asse por cerca de 30 minutos. Deixe o pão esfriar sobre um rack antes de fatiar.

Inspirada na receita Gemischtes Getreide Brot de um livreto chamado “Das große Buch vom Brot”, The Big Baking Collection 3.


O Blog Barbarelismus é escrito em inglês, e tem receitas maravilhosas, diferentes e saudáveis, que estão sendo traduzidas e serão postadas aqui com exclusividade. Visite o blog clicando aqui e curta a Fan page no Facebook clicando aqui. Vale a pena curtir e acompanhar!

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG "BARBARELISMUS". SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

2 comentários

  1. esse fermento biológico seria seco ou fresco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabíola, tudo bem?

      O fermento biológico que foi utilizado para esta receita é o seco. Se quiser usar o fresco, pode ser também, e eu acredito que um tabletinho é suficiente. Não tenho muita experiência com fermento fresco porque onde moro (Usa) só encontro o seco. Se fizer a receita me. conta como ficou, espero que gostes. Um grande abraço e muito obrigada por acompanhar o blog e vir me visitar, volte sempre!

      Lori Ellis

      Excluir

Olá,
Seja muito bem vindo e obrigada por visitar o meu blog!
Seu comentário será lido e assim que possível respondido neste mesmo post. Por favor assine o seu comentário para que eu possa conhecê-lo também.Obrigada pela visita e volte sempre!

Lori Ellis